Psicologia Clínica

A importância da análise funcional

Todos os psicólogos que estão ativos na profissão precisam saber desenvolver várias atividades com os seus pacientes durante o dia a dia, e isso inclui alguns tipos de testes, como a avaliação neuropsicológica e a análise funcional.

Porque a avaliação neuropsicológica é importante para adultos e idosos?

As nossas atividades do dia a dia podem sobrecarregar as pessoas e por isso todos devem ficar atentos à alguns sinais de que o corpo não está acompanhando o ritmo da sua rotina, pois isso pode acarretar problemas no futuro.

A importância da pratica clínica no atendimento à pessoa com deficiência

O atendimento de um paciente com qualquer tipo de deficiência não acontece da mesma forma que o atendimento de alguém que não tem deficiência.

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental

Já parou para pensar que nós temos vários pensamentos que surgem no impulso? Pois bem, essas atitudes e pensamentos que aparecem no automático podem representar coisas boas ou coisas ruins e por isso todos devem ficar atentos.

O Psico-Oncologista e sua importância para as famílias

Um profissional que ajuda no tratamento do câncer é extremamente importante para o paciente. O psicólogo que faz o acompanhamento do tratamento é essencial para garantir a saúde mental desse paciente, o que pode lhe dar forças para enfrentar seus problemas.

Quando é necessário fazer uma avaliação neuropsicológica?

Há dois contextos distintos em que se pode pedir uma avaliação neuropsicológica: quando se é criança e quando o paciente é adulto ou idoso.

A criança que está com baixo rendimento escolar deve procurar por esse tipo de avaliação.

As Figuras Complexas de Rey

Na área dos psicólogos ou dos estudantes de psicologia o termo “Figuras Complexas de Rey” já é bem conhecido. Isso porque esse é o teste neuropsicológico mais conhecido e mais aplicado dentro da área.

Porque devemos usar Terapia Cognitivo-Comportamental em jovens?

A Teoria Cognitivo Comportamental surgiu para ajudar o paciente a se reconstruir. Isso acontece pois algumas pessoas precisam se tornar pessoas melhores e querem resolver seus problemas.

Os eixos no qual o psico-oncologista trabalha

Pode-se considerar que são três os principais eixos de trabalho de um psico-oncologista: relação médico-psicólogo, relação paciente-psicólogo e relação família-psicólogo.

O que é a avaliação neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é uma avaliação extremamente importante no mundo da psicologia.

Páginas