Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida como TCC, surgiu na intenção de ajudar o paciente a identificar um problema e assim conseguir resolvê-lo. Esses pensamentos automáticos, quando negativos, podem indicar algum sintoma de ansiedade, depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e vários outros problemas.

A TCC faz várias abordagens para descobrir o que causa certos pensamentos em uma pessoa e trabalha para transformá-los em algo que possa se tornar positivo. É como se essa técnica servisse para realizar uma mudança de hábitos.

É uma técnica que surgiu na década de 60 e desde então vem sendo aprimorada para trazer melhores resultados para os pacientes. Hoje em dia é fundamental entender sobre essa técnica, que funciona de jeitos diferentes: há maneiras de utilizá-las no individual, em grupo, com crianças, jovens e adultos, cada um funcionando de uma forma diferente.

Uma especialização nessa área capacita o aluno (psicólogo ou psiquiatra) a trabalhar em todas as modalidades que essa terapia oferece a seus pacientes. Em sala de aula, todos aprenderão sobre a origem e história dessa terapia, os diferentes tipos de transtornos que podem ser tratados (como o transtorno bipolar, transtorno depressivo, transtorno obsessivo compulsivo, e outros), os estudos com a neurociência, as aplicações possíveis nos diferentes tipos de pacientes com idades e necessidades diferentes e como a tecnologia afeta a vida desses pacientes.

Como essa é uma área de trabalho muito importante, o PSICOLOG abriu vagas para a 1º turma de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental, curso que tem duração de 24 meses.

Com a coordenação do Professor Me. Carlos Henrique da Costa Tucci (CRP: 06/81142), as aulas começarão no dia 26 de outubro, com encontros às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h, mensalmente.

E vale lembrar que os nossos cursos de especialização são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que o PSICOLOG atende a todos os requisitos para formar os melhores profissionais da área e todos os alunos que concluírem o curso, podem solicitar ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) o título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Todas as informações sobre a grade curricular, formação dos coordenadores, valores e formas de pagamento estão no site do PSICOLOG, e você pode acessá-las clicando aqui. Para aqueles que preferem conversar, as informações podem ser passadas pelo telefone (16) 3878-0959.