Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Hoje, 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, data que surgiu em 2003. As ações acontecem no mundo inteiro a fim de conscientizar as pessoas sobre o assunto, que em vários lugares ainda é considerado um tabu.

No Brasil, desde 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram a campanha Setembro Amarelo, que utiliza o mês inteiro para realizar ações de prevenção por todo o país.

Discutir sobre o suicídio é extremamente importante. Não há um balanço exato, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, aproximadamente, 32 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil. A OMS também estima que a cada 40 segundo uma pessoa cometa suicídio no mundo. Esses dados são de 2014.

Por isso surge a importância da discussão sobre o tema e o poder do trabalho de prevenção. A maioria das vezes uma morte dessas pode ser evitada. Existem pessoas que não sabem onde pedir ajuda e não se sentem confortáveis para conversar com os familiares sobre o que as afligem.

O Centro de Valorização da Vida tem o telefone 188, além de chats nas redes sociais e em seu site, onde é possível pedir ajuda. Psicólogos e psiquiatras também podem ajudar.

Desabafar com amigos e a família pode ajudar, mas sempre deve-se procurar um profissional para ajudar a sanar os problemas que possam afligir essa pessoa.

Ao contrário do que muita gente pensa, o pensamento suicida pode atingir qualquer um e não apenas aquela pessoa que está com crises de ansiedade ou depressão. Por isso todos devem estar atentos e devem procurar ajuda profissional quando se vê ou vê outra pessoa em uma situação “arriscada”.

OBS: Se você precisa de ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188 ou procure-os na internet. Peça ajuda para a sua família, amigos, em alguma ONG da sua cidade ou onde você se sente confortável em conversar. Você não está sozinho.

Clique aqui para conhecer nosso novo BLOG!