5 filmes sobre suicídio que todos deveriam assistir

Hoje em dia é bem fácil assistir um filme na internet, e, além de serem uma boa opção para um lazer sozinho, com amigos e com a família, os filmes podem trazer lições e conhecimento para toda a vida. Por isso, no mês de prevenção do suicídio, seria interesse entender um pouco mais do assunto e esses filmes podem facilitar o caminho de muitos que não tem tanto tempo para ler:

A Ponte (Eric Steel, 2006)

A majestosa ponte Golden Gate é um dos destinos turísticos mais populares de São Francisco e, infelizmente, uma baliza para depressivos, viciados ou doentes mentais, que pulam para a morte nas águas da baía.

 

Ferrugem (Aly Muritiba, 2018)

Assim como a maioria dos adolescentes, a jovem Tati (Tiffanny Dopke) ama compartilhar sua vida nas redes sociais e registrar todos os momentos. Porém, após perder o inseparável celular, ela se vê vítima da criminosa divulgação de seus registros íntimos no grupo de WhatsApp da turma do colégio, o que gera terríveis consequências.

 

Mar Adentro (Alejandro Amenábar, 2004)

Rámon sofreu um acidente que o deixou paralisado e preso a uma cama por boa parte de sua vida. Cansado, ele luta pelo direito de dar fim à sua existência e entra em conflito com a sociedade, a Igreja e sua família.

 

A última lição (Pascale Pouzadoux, 2015)

Durante sua festa de aniversário de 92 anos, uma senhora choca a família ao anunciar que definiu o dia exato em que irá morrer. Apenas sua filha respeita a escolha e aceita a proposta de despedida parcelada.

 

Ella e John (Paolo Virzì, 2017)

Usando o antigo furgão da família, John e Ella Spencer fazem sua última viagem. De Boston, eles planejam cruzar os EUA até a famosa casa de Ernest Hemingway, nas Florida Keys, isso tudo antes que o Alzheimer dele e o câncer dela os atinjam de vez.

OBS: Se você precisa de ajuda, ligue para o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188 ou procure-os na internet. Peça ajuda para a sua família, amigos, em alguma ONG da sua cidade ou onde você se sente confortável em conversar. Você não está sozinho.