Sexta-feira

Diálogos Possíveis entre a Análise do Comportamento e a Comunicação Não Violenta

R$89,00
Objetivos: 

Apresentar a teoria e prática da Comunicação Não Violenta e estabelecer conexões com a Análise do Comportamento.

Programa Básico do Curso: 

- A Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall Rosenberg;
- Comportamento verbal e habilidades de comunicação na Análise do Comportamento;
- Habilidades sociais, comportamento moral, comportamentos pró-éticos;
- Vivências de CNV e aplicações individuais e em grupo.

Ministrante: 

Profa. Me. Laura Moreira Borelli (CRP: 06/103841)
Formação em Psicologia pela UNESP - Bauru (2010) e mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma universidade (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e em Psicologia Clínica. Atua como consultora educacional.

Prof. João Arthur Araújo
Graduado em Psicologia pela UNAERP (2016). Possui experiência na área de pesquisa e levantamento bibliográfico sobre educação emocional.

 

Público-alvo: 

Psicólogos e estudantes de Psicologia, profissionais da educação.

Carga Horária: 

3 horas

Início: 
28/06/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 19h às 22h

Informações: 

(16) 3878-0959
[email protected]
 

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

TDAH e Análise do Comportamento

R$89,00
Objetivos: 

Explorar aspectos gerais da história do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e refletir sobre sua etiologia, diagnóstico e tratamento, pensando a partir da perspectiva da Ciência do Comportamento.

Programa Básico do Curso: 

- História e aspectos gerais;
- Etiologia e modelos explicativos;
- Diagnóstico;
- Tratamento;
- Análise do Comportamento e o TDAH

Ministrante: 

Willian da Silva Rodrigues - CRP: 06/132639
Possui graduação em Psicologia pena Universidade Paulista, especialização em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental pelo PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento, Mestrando em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua como Psicólogo Clínico e também como Psicólogo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Público-alvo: 

Estudantes de graduação em Psicologia

Carga Horária: 

3 horas

Início: 
05/07/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 19h às 22h

Informações: 

(16) 3878-0959
[email protected]

 

 

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

O Acompanhamento Terapêutico Fenomenológico-Existencial no Contexto da Reforma Psiquiátrica

R$89,00
Status: 
Objetivos: 

- Apresentar o Acompanhante Terapêutico (AT) como um recurso da Reforma Psiquiátrica;
- Introduzir a prática do AT na perspectiva fenomenológico-existencial.

Programa Básico do Curso: 

- Breve histórico da Reforma Psiquiátrica;
- O existencialismo de Sartre e a antipsiquiatria;
- Noções de Fenomenologia e Existencialismo;
- Da antipsiquiatria ao Movimento Antimanicomial;
- O AT como recurso clínico;
- Exemplos práticos.

Ministrante: 

Profa. Dra. Isabel Cristina Carniel (CRP: 06/42744)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo, mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora e professora titular da Universidade Paulista (UNIP), onde exerce atividades acadêmicas desde 1998. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Ressocialização, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica institucional, saúde mental, inclusão social, grupos operativos, acompanhamento terapêutico, oficinas de criatividade, fenomenologia e existencialismo.

Público-alvo: 

Profissionais da saúde e alunos de quarto e quinto anos de Psicologia

Carga Horária: 

4 horas

Início: 
14/06/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 18h às 22h

Informações: 

[email protected]
(16) 38878-0959.

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

O sistema de escrita alfabética e seu aprendizado como processo evolutivo

R$89,00
Status: 
Objetivos: 

Discutir a aprendizagem do sistema de escrita alfabética como um processo de reconstrução, reflexão e evolução.

Programa Básico do Curso: 

- Índices educacionais;
- Métodos de alfabetização;
- Alfabetização enquanto processo evolutivo;
- A escrita nos documentos oficiais.

Ministrante: 

Profa. Dra. Gislaine Gasparin Nobile
Pós Doutoranda em Psicologia Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), Doutora (2017) e Mestre (2013) em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela mesma instituição, Psicopedagoga, Graduada em Pedagogia pela USP/FFCLRP (2008). Desde a graduação realiza pesquisas sobre o conhecimento ortográfico e habilidades metalinguísticas. Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimento ortográfico, compreensão do sistema alfabético de escrita, erros ortográficos, habilidades metalinguísticas, metacognição, dificuldades de aprendizagem relacionadas a escrita e produção textual e habilidade metatextual. Atualmente é membro do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES - FFCLRP-USP) e do Laboratório Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP - PUC - SP). Colaboradora de pesquisa no Ambulatório de Dificuldades de Comportamento e Aprendizagem (ADCA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

Público-alvo: 

Profissionais da área da educação, psicologia escolar e clínica.

Carga Horária: 

3 horas

Início: 
17/05/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 19h às 22h

Informações: 

[email protected]
(16) 3878-0959

 

 

 

 

 

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

Avaliação Neuropsicológica de Adultos e Idosos

R$89,00
Objetivos: 

Sugerir um protocolo de avaliação neuropsicológica que contemple todas as funções cognitivas que auxiliarão o diagnóstico e delineamento do funcionamento cognitivo, bem como a correção e análise dos respectivos instrumentos.

Programa Básico do Curso: 

- Avaliação neuropsicológica em adultos e idosos;
- Funções cognitivas a serem avaliadas;
- Instrumentos: testes neuropsicológicos e atividades complementares;
- Correção e análise dos resultados;
- Conclusão;
- Atividade: análise de casos fictícios.

Ministrante: 

Profa. Dra. Ana Carolina Gargaro Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004), especialização em Neuropsicologia pelo HCFMUSP/SP(2009), mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2009) e Especialização em Psicologia Clinica (2014). É doutoranda do Departamento de Neurologia da FMRP/USP desde 2013. Trabalhou como neuropsicóloga do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP entre 2005 e 2017. Atualmente, atua em consultório particular como neuropsicóloga e psicóloga clínica (análise do comportamento). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas:avaliação neuropsicológica, testagem psicológica e psicoterapia comportamental e cognitiva.

Público-alvo: 

Estudantes de psicologia, psicólogos, neuropsicólogos.

Carga Horária: 

4 horas

Início: 
23/08/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 18h às 22h.

Informações: 

[email protected]
(16) 3878-0959.

 

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

Atenção! Como anda sua memória?

R$217,00
Status: 
Descrição: 

DESCONTO PARA INSCRIÇÕES REALIZADAS ATÉ O DIA 16/04: DE R$ 270,00 POR R$ 189,00 PARA ESTUDANTES E DE R$ 310,00 POR R$ 217,00 PARA PROFISSIONAIS.

Objetivos: 

Apresentar modelos contemporâneos do funcionamento da memória e atenção; apresentar os avanços científicos nessas áreas e suas implicações na prática profissional.

Programa Básico do Curso: 

• Sistemas de memória: curto prazo, longo prazo e memória operacional;
• Medidas de memória: recordação e reconhecimento;
• Teorias e tarefas atencionais;
• Memória e atenção na juventude: transtorno do déficit da atenção, cognição numérica, dificuldades de leitura;
• Memória e atenção na terceira idade: declínio saudável, demências e doença de Alzheimer.

Ministrante: 

Profa. Me. Lorena Barbosa Cunha Macedo
Mestre em Psicobiologia, pela Universidade de São Paulo. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, participante do Projeto Jovens Talentos para a Ciência pela CAPES (2012) e bolsista Iniciação Cientifica CNPq/UFU (2013) e (2014) 

Profa. Me. Luísa Superbia Guimarães
Mestra em Psicobiologia e Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisa desde 2013 junto ao laboratório de Psicologia Cognitiva sob orientação do Prof. Dr. César Alexis Galera, na área de memória de trabalho visual. Realizou estágio em pesquisa no exterior junto ao Grupo de Investigação de Memória Humana da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal, sob co-orientação de Flávia Heloísa Santos e Pedro Albuquerque. Executou estágios supervisionados na área de psicologia clínica com ênfase em atendimento infantil e familiar, orientação profissional e terapia analítico-comportamental. 

Público-alvo: 

Estudantes ou profissionais das áreas da saúde e educação que possuam interesse no tema.

Carga Horária: 

4 horas

Início: 
26/04/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 18h às 22h

Informações: 

[email protected] 
(16) 3878-0959.

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

Introdução à Psicanálise Existencial de Sartre

R$90,00
Status: 
Objetivos: 

Introduzir a proposta de Sartre para a psicoterapia existencial.

Programa Básico do Curso: 

- Breve biografia de Sartre;
- Concepção de ser humano em Sartre;
- Noções de Fenomenologia e Existencialismo;
- Encontros e desencontros com a Psicanálise;
- Proposta para uma Psicanálise Existencial.

Ministrante: 

Profa. Dra. Isabel Cristina Carniel (CRP: 06/42744)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), especialização em Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é pesquisadora e professora titular da Universidade Paulista (UNIP), onde exerce atividades acadêmicas desde 1998. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Ressocialização, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica institucional, saúde mental, inclusão social, grupos operativos, acompanhamento terapêutico, oficinas de criatividade, fenomenologia e existencialismo.

Público-alvo: 

Profissionais e aluna/os de quarto e quinto ano de Psicologia.

Carga Horária: 

2 horas

Início: 
29/03/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 19h às 21h

Informações: 

[email protected]
(16) 3878-0959

Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

Descobrindo a Análise do Comportamento

R$89,00
Status: 
Objetivos: 

Este curso tem o objetivo de apresentar ao aluno os princípios básicos da Análise do Comportamento, bem como discutir a prática do terapeuta analítico-comportamental por meio da apresentação de casos clínicos.

Programa Básico do Curso: 

- Princípios básicos da Análise do Comportamento;
- Psicoterapia analítico-comportamental: estudo de caso;
- Terapia analítico-comportamental infantil.

Ministrante: 

Profa. Me. Caroline da Cruz Pavan Cândido (CRP: 06/82944)
Doutoranda em Psicologia pela FFCLRP-USP, mestre em Ciências - Psicologia pela FFCLRP-USP, especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento e em Psicologia Hospitalar pelo HCFMRP-USP, psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Supervisora clínica do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitiva e Comportamental LaPICC da FFCLRP-USP e do Psicolog - Instituto de Estudos do Comportamento. Experiência em docência/supervisão e prática clínica e hospitalar. Possui interesse nas áreas de Psicologia Clínica e Hospitalar em Análise do Comportamento.

Prof. Esp. Samuel Lopes (CRP: 06/89770)
Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos. Possui Especialização em Psicologia Clínica e Hospitalar pelo Programa de Aprimoramento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto. Especialista em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva pelo PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento. Atualmente é Psicólogo do CER (Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas) atuando junto à equipe multiprofissional na reabilitação de pessoas com deficiência física, motora e neurológica.

Público-alvo: 

O curso é voltado a estudantes de graduação em Psicologia.

Carga Horária: 

3 horas

Início: 
15/03/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 19h às 22h.

Informações: 
Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

Descobrindo a Neuropsicologia

R$89,00
Status: 
Descrição: 

TURMA CONFIRMADA!!

Objetivos: 

O curso oferecerá ao aluno noções básicas relacionadas à avaliação neuropsicológica aplicada a crianças e a casos de TDAH.

Programa Básico do Curso: 

- Princípios básicos da avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes;
- Avaliação neuropsicológica em casos de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Ministrante: 

Profa. Camilla Monti Oliveira (CRP: 06/98067)
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2009) e aprimoramento e especialização em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar pelo Instituto de Psiquiatria (IPq - HCFMUSP). Mestranda do Programa de Psicobiologia da FFCLRP - USP. Atualmente atua com avaliação neuropsicológica e psicológica no Hospital das Clínicas da USP - RP.

Profa. Luciana Campaner Fernandes (CRP: 06/44822)
Graduada em Psicologia pela USP-SP (1993). Mestre em Neurociências pela FMRP-USP. Atua em psicologia clínica e hospitalar desde 1994. Foi psicóloga do Ambulatório de Cefaléia do HCFMRP-USP por 10anos. Possui treinamento em Biofeedback pelo New England Center for Headache – NY (USA). É membro da AAPB (Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback), membro da ISNR (International Society for Neuronal Regulation), membro da Sociedade Brasileira de Cefaléia, membro da Sociedade Internacional de Cefaléia. É Tutora Cogmed e responsável pelo curso de Biofeedback e Neurofeedback do Inbio - Instituto de Neuropsicologia e Biofeedback, de Ribeirão Preto.

Público-alvo: 

O curso é voltado a estudantes de graduação em Psicologia. 

Carga Horária: 

3 horas

Início: 
15/02/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Das 19h às 22h

Informações: 
Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

WISC IV - Escala Wechsler de Inteligência para Crianças

R$735,00
Status: 
Descrição: 

TURMA CONFIRMADA!! 

Objetivos: 

O curso irá apresentar a WISC IV, enquanto um instrumento de avaliação neuropsicológica da infância e adolescência, em seus aspectos teóricos (definição do constructo, teorização) e estruturais, bem como discorrer sobre sua padronização (aspectos ligados a aplicação) e normatização (atribuição de escores e interpretação). Nesse sentido, o curso irá proporcionar ao aluno:
- compreender a WISC IV enquanto um instrumento psicológico e neuropsicológico;
- relacionar a definição do constructo de inteligência com a estruturação da escala;
- compreender a aplicação enquanto um procedimento padronizado;
- discutir os principais aspectos da aplicação da escala;
- compreender o processo de atribuição de escores da escala e seus significados;
- compreender a interpretação qualitativa destes escores (normas) em relação ao funcionamento cognitivo.

Programa Básico do Curso: 

- Apresentar a escala e contextuá-la dentro do rol das escalas Wechsler;
- Discutir o constructo de inteligência que embasou a construção do instrumento;
- Comparar a WISC IV com a escala Wechsler anterior (WISC III);
- Compreender a estrutura da WISC IV e sua ligação com o mais recente modelo teórico de conceituação da inteligência;
- Compreender seus subtestes e índices fatoriais: como se organizam e quais habilidades cognitivas mensuram;
- Compreender os principais aspectos da análise quantitativa, em termos teóricos e práticos;
- Compreender a análise qualitativa a partir dos dados quantitativos, em termos teóricos e práticos;
- Contextualizar a WISC IV enquanto um instrumento psicológico e neuropsicológico.

Ministrante: 

Profa. Dra. Ângela Cristina Pontes Fernandes (CRP: 06/60114)
Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente atua como psicóloga/neuropsicóloga no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HCFMRP/USP, na área de neurologia infantil e como docente nos cursos de Especialização em Neuropsicologia do PSICOLOG-Instituto de Estudos do Comportamento e Graduação em Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Atua também em clínica realizando atendimentos psicológicos e neuropsicológicos, além de supervisões, na área da infância e adolescência.

 

Público-alvo: 

Psicólogos e estudantes de psicologia a partir do 7º período.

Carga Horária: 

9 horas

Início: 
22/02/2019
Dia(s) do Curso: 
Local: 

PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento

Horário: 

Dia 22/02 (sexta-feira): das 18h às 21h
Dia 23/02 (sábado): das 9h às 16h, com intervalo para almoço das 12h às 13h.

 

Informações: 
Outros: 

*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
​*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido. 

Categoria do Curso: 
Curta Duração
Produto: 

Páginas