Procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

- Capacitar profissionais e estudantes para o planejamento, a aplicação e a análise de procedimentos de ensino na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a partir da discussão teórica e realização de atividades práticas.
- - Breve histórico da ABA
- - Procedimentos de ensino: ensino incidental, ensino por tentativa discreta, análise de tarefas.
- - Estratégias adicionais: sistema de dicas (níveis de ajuda), modelagem, emparelhamento com o modelo, fading.
- - Elaboração de programas: apresentação de programas para o ensino de comportamentos específicos.
Profª Dra. Priscila Benitez (CRP: 06/90540)
Doutora em Psicologia (UFSCar), Mestre em Psicologia (UFSCar), Especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia Evolutiva i de lEducación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del Lenguaje. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), inclusão escolar, autismo, deficiência intelectual, educação, leitura, escrita e família.
Profª Dra. Isabela Zaine (CRP: 06/96612)
Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Psicologia (UFSCar), Mestre em Psicologia (UFSCar) e Especialista em Psicologia Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior na Arizona State University - EUA (College of Liberal Arts and Sciences, Department of Psychology) e visitas técnicas como Pesquisadora Visitante na Oregon State University - EUA (Department of Animal and Rangeland Sciences), Eotvos Lorand University - Hungria (Department of Ethology) e Max Planck Institute - Alemanha (Department of Developmental and Comparative Psychology). Atua nas áreas de psicologia comportamental, análise do comportamento aplicada e experimental, processos básicos de aprendizagem, comportamento animal, programação de ensino, ensino individualizado por computador, educação inclusiva e deficiência intelectual. Atualmente é docente das Faculdades Logatti e professora e supervisora do curso de Pós-Graduação em Psicoterapia Comportamental do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR).
Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde: Psicologia, Pedagogia, Educação Especial, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e áreas afins.
8 horas
Das 8h às 17h
PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento