O sistema de escrita alfabética e seu aprendizado como processo evolutivo
Discutir a aprendizagem do sistema de escrita alfabética como um processo de reconstrução, reflexão e evolução.
- Índices educacionais;
- Métodos de alfabetização;
- Alfabetização enquanto processo evolutivo;
- A escrita nos documentos oficiais.
Profa. Dra. Gislaine Gasparin Nobile
Pós Doutoranda em Psicologia Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), Doutora (2017) e Mestre (2013) em Psicologia em Saúde e Desenvolvimento pela mesma instituição, Psicopedagoga, Graduada em Pedagogia pela USP/FFCLRP (2008). Desde a graduação realiza pesquisas sobre o conhecimento ortográfico e habilidades metalinguísticas. Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimento ortográfico, compreensão do sistema alfabético de escrita, erros ortográficos, habilidades metalinguísticas, metacognição, dificuldades de aprendizagem relacionadas a escrita e produção textual e habilidade metatextual. Atualmente é membro do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES - FFCLRP-USP) e do Laboratório Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP - PUC - SP). Colaboradora de pesquisa no Ambulatório de Dificuldades de Comportamento e Aprendizagem (ADCA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).
Profissionais da área da educação, psicologia escolar e clínica.
3 horas
Das 19h às 22h
PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento
*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido.