Heidegger e o existir contemporâneo: vazio, tédio e hiperatividade

O intuito da presente palestra é apresentar em suas linhas mestras o modo heideggeriano de compreensão do caráter essencial de nosso tempo, assim como analisar o quanto esse modo de compreensão lança luz sobre a recorrente sensação de vazio e de tédio que acompanha estranhamente a existência super excitada hoje em tempo real. Partindo de uma discussão sobre o que Heidegger chama de mundo da técnica, teremos a oportunidade de descrever em que medida a técnica envolve aqui exatamente a ausência de estabilidade e de pausa, que traga todos nós para uma espécie de redemoinho de afazeres muitas vezes sem sentido, mas que tendem a ser cada vez mais rapidamente realizados independentemente disso.
Prof. Dr. Marco Antonio dos Santos Casanova
Possui graduação em Letras pela UERJ, graduação em Filosofia pela UFRJ, mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRJ, pós-doutorado pela Universität Freiburg. Atualmente é Professor Adjunto da UERL, membro de corpo editorial da Natureza Humana, revisor de periódico da Natureza Humana, membro de corpo editorial da Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, revisor de projeto de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, revisor de projeto de fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, membro de corpo editorial da Revista Princípios, revisor de periódico da Revista Princípios e Revisor de periódico da Ekstasis - Revista. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: Vida - História - Valor.
A palestra é aberta a profissionais de psicologia e de outras áreas das ciências humanas, além de estar voltada para qualquer um que esteja disposto a refletir e a exercitar a resistência que o pensar sempre traz consigo.
2 horas
Das 19h às 21h.
PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento
*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido.