Envelhecimento Saudável: Práticas de Atuação
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, que tem tomado proporções muito maiores do que a capacidade de muitos países para lidar com esse fenômeno. No Brasil, além das consequências políticas e econômicas que estão sendo discutidas, há uma demanda na área da saúde por profissionais capacitados para atuar na prevenção e intervenção de sintomas psico-sociais. Essa falta de profissionais qualificados faz com que toda a atenção seja dirigida ao tratamento das doenças que acometem o idoso, gerando um gap na atuação junto aos idosos saudáveis com potencial para manter sua saúde.
DESCONTO PARA INSCRIÇÕES REALIZADAS ATÉ O DIA XX: DE R$ 227,00 POR R$ 159,00
#Saúde #PsicologiaClínica
Apresentar ações de intervenção e promoção de saúde, em idosos saudáveis, promovendo reflexões sobre o envelhecimento saudável e a possibilidade de atuar nessa população que não apresenta queixas; ampliar essas ações para os idosos que apresentam necessidade de intervenção.
Envelhecimento saudável: o que é "normal" durante o envelhecer;
Reflexões sobre a importância de atuar na promoção da saúde, dentro e fora do consultório;
Estratégias de ação com a população idosa: contribuições da Análise do Comportamento;
Estratégias de promoção de saúde para idosos;
Estratégias de prevenção: bem-estar psicossocial do idoso;
Ampliação dessas ações para idosos que apresentam queixas.
Profa. Maria Cláudia Medeiros Ristum (CRP: 100679)
Formação Acadêmica: Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestrado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - USP/SP); Formação de Terapeutas Comportamentais pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR - Campinas).
Experiência Profissional: 5 anos de psicologia clínica e acompanhante terapêutico sob a perspectiva da Análise do Comportamento; 2 anos trabalhando com crianças com diagnóstico de TEA; 2 anos no Ambulatório de Psiquiatria do HC trabalhando com pacientes diagnosticados com algum tipo de transtorno do humor, e idosos com e sem o diagnóstico de algum tipo de demência; 2 anos como colaboradora de pesquisa no ambulatório de psiquiatria geriátrica.
Profissionais da área de saúde, Psicólogos, Estudantes de cursos da área de saúde.
04 horas.
04 horas.
Das 18h às 22h
PSICOLOG - Instituto de Estudos do Comportamento
(16) 3878-0959
[email protected]
*A realização do curso será confirmada quando atingido o número mínimo de inscritos.
*Em caso de desistência por parte do aluno, o valor da inscrição não será devolvido.
*Ao final do curso será expedido certificado de participação.